PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO


Nos estudos sobre a interação ensinante-aprendente (CARMO, 2012), vimos que, é na sala de aula que essa interação acontece, de forma organizada e intencional. Segundo Carmo (CARMO, p. 85, 2012), “qualquer processo de ensino e de aprendizagem depende da qualidade da interação professor-aluno. Podemos nos referir a um ambiente que seja favorecedor da aprendizagem, mas nesse ambiente é necessário estar incluído o que tem sido chamado de ______________”.

Assinale palavra que completa corretamente a citação.


Afetividade


fraternidade 


criatividade


solidariedade 


qualidade

Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.

Esta ciência da educação, oferece:

[...] subsídios ao professor no seu trabalho pedagógico com os alunos, ao investigar aprendizagem e desenvolvimento e ao ampliar nosso conhecimento acerca dos problemas na aprendizagem escolar [...] abrangendo questões sociais e questões relacionadas às interações presentes na vida do aluno. (CARMO, p. 42, 2012).   

Esta é uma das contribuições dessa ciência que se denomina:


Psicologia da educação.


Sociologia da educação.


Biologia.


Filosofia da educação. 

Filosofia da educação. 


Pedagogia.

Analise as proposições (assertivas) a seguir, quanto à veracidade do que é afirmado (verdadeira ou falsa) e, em seguida, assinale a alternativa correta.

 

Segundo os estudos da teoria histórico-cultural, a instituição escolar desempenha papel fundamental (singular) no processo de desenvolvimento dos indivíduos.

PORQUE

“ [...] fazendo junto, demonstrando, fornecendo pistas, instruindo, dando assistência, o professor interfere no desenvolvimento proximal de seus alunos, contribuindo para a emergência de processos de elaboração e de desenvolvimento que não ocorreriam espontaneamente. ”(FONTANA & CRUZ (1997 p. 60).

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Nos estudos sobre dos estágios de desenvolvimento de Piaget, vimos que o desenvolvimento é, em sua essência, um processo de equilibrações sucessivas que regem as maneiras de agir e pensar cada vez mais complexas e sofisticadas. E, que o processo de desenvolvimento é caracteriza-se pelo “surgimento de novas formas de organização metal” (FONTANA & CRUZ, p. 48,1997) demarcados por períodos ou estágios. Nesta direção, Piaget define quatro estágios do desenvolvimento cognitivo, são eles:


sensório-motor; pré-operatório; operações abstratas e operações informais.


sensório-motor; pré-classificatório; operações abstratas e operações formais.


 sensório-motor; pré-operatório; operações concretas e operações formais.


sensório-biológico; pré-operatório; operações concretas e operações abstratas.


sensório-motor; pré-classificatório; operações concretas e operações informais.

Segundo Fontana & Cruz (1997), o estudo da Psicologia Genética preocupou-se com o desenvolvimento do pensamento infantil, “principalmente com a questão de como o ser humano elabora seus conhecimentos sobre a realidade, chegando a construir, no decorrer de sua história, sistemas científicos complexos e com alto nível de abstração.” (FONTANA & CRUZ, p. 43, 1997) O responsável por esse estudo foi:


Lev S. Vygotsky


Arnold Gessell


Alfred Binet


John B Watson


Jean Piaget

Nos estudos sobre a abordagem comportamentalista, vimos que, essa concepção (comportamentalista/behaviorista) “parte do princípio de que as ações e as habilidades dos indivíduos são determinadas, por suas relações com o meio em que se encontram. ”(FONTANA & CRUZ p. 24, 1997). Foram os pioneiros nesses estudos, os psicólogos:


Lev S. Vigotski e John B Watson; 


Arnold Gessell e Alfred Binet;


Jean Piaget e Lev S. Vigotski.


John B. Watson e Burrhus F. Skinner;


Burrhus F. Skinnere Jean Piaget;

Nos estudos sobre os períodos de desenvolvimento socialmente determinados (CARMO, 2012), vimos que, “ estudos antropológico e históricos tem documentado fartamente que a divisão das etapas de desenvolvimento aceita no ocidente não é natural, e sim cultural. ” (p. 153, 2012) Assim, com base na afirmativa, podemos afirmar que os períodos ou etapas do desenvolvimento (infância, juventude, velhice, por exemplo) são classificações


determinadas hereditariamente com implicações pessoais e familiares especificas;


determinadas fisicamente com implicações maturacionais e fisiológicas especificas;


determinadas socialmente com implicações sociais e políticas especificas;


determinadas psicologicamente com implicações biológica e maturacionais especificas;


determinadas biologicamente com implicações  genéticas e políticas especificas;

Nos estudos sobre os períodos de desenvolvimento socialmente determinados (CARMO,2012), vimos que, “as divisões e as etapas do desenvolvimento são, em geral, convenções sociais e variam de cultura para cultura e de época para época dentro de uma mesma cultura” (CARMO, p. 154, 2012). O autor, ressalta que as divisões e as etapas são estabelecidas com base nos seguintes aspectos:


biológicos, hereditários, políticas sociais, dificuldades legais, entre outras.


biológicos, hereditários, políticas sociais, posicionamentos legais, entre outras.


comportamentais, faixa etária, políticas sociais, dificuldades legais, entre outras.


comportamentais, hereditários, políticas sociais, posicionamentos legais, entre outras.


biológicos, faixa etária, políticas sociais, posicionamentos legais, entre outras.

Nos estudos sobre desenvolvimento de interação social (CARMO, 2012), vimos que, devemos estudar o desenvolvimento humano considerando o fluxo contínuo da interação indivíduo-mundo. Assim, o desenvolvimento de interações sociais segue o fluxo, das sequências presentes em outros tipos de desenvolvimento, ou seja, “[...] da dependência para a independência e da predominância de aspectos biológicos para a predominância de aspectos sociais, estando os padrões culturais presentes em todos os momentos. ” (CARMO, p. 177, 2012).  Com isso, Carmo (2012) quis dizer que:


desde o seu nascimento, o ser humano, está em constante contradição com as formas específicas de socialização da aprendizagem.


 desde o seu nascimento, o ser humano, está em constante exposição à formas específicas de interação das manifestações culturais.


desde o seu nascimento, o ser humano, está em constante oposição a formas gerais de manifestações dos comportamentos sociais.


desde o seu nascimento, o ser humano, está em constante contradição com as formas específicas de comunicação e de aprendizagem.


desde o seu nascimento, o ser humano, está em constante oposição com as formas específicas de comunicação e de ensino intencional.

Nos estudos sobre Psicologia e Educação (CARMO, p. 37-39, 2012), vimos que, a sociedade organiza a vida social, em diferentes instâncias, tempo e espaços históricos, tendo como base os padrões que são ensinados. Segundo o autor, a aprendizagem pelo sujeito, do que é ensinado, pode ocorrer de duas maneiras: pela educação formal e/ou pela educação informal. Nesta direção, o autor afirma que:

I - A característica principal da educação formal é que ocorrem em instituições específicas, nas quais o sujeito aprende por meio das experiências e das situações planejadas intencionalmente para este fim: aprender.

II–A educação formal, acontece em situações cotidianas, por meio das situações e vivências pessoais que ajudam o sujeito a identificar-se e a desenvolver seu sentimento de pertença ao grupo do qual faz parte. 

III –A característica principal da educação informal é que nela a pessoa aprende por meio das vivências cotidianas, em situações não planejadas intencionalmente a este fim: aprender.

IV –A educação informal, acontece em situações cotidianas, por meio das situações e vivências pessoais que ajudam o sujeito a identificar-se e a desenvolver o sentimento de pertença ao grupo do qual faz parte. 

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


 I e II apenas.


  I e IV.


  I, III e IV apenas.


II e III apenas   


 I, II, III e IV.